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Dislexia – Definição, Sinais e Avaliação

Dislexia – Definição, Sinais e Avaliação
O maior erro que se pode fazer com os disléxicos é querer que eles escrevam como todo mundo.

Dislexia
Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 05% e 17% da população mundial é disléxica.

Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.

Por esses múltiplos fatores é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar. Esse tipo de avaliação dá condições de um acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, direcionando-o às particularidades de cada indivíduo, levando a resultados mais concretos.

Sinais de Alerta
Como a dislexia é genética e hereditária, se a criança possuir pais ou outros parentes disléxicos quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os pais, à escola e à própria criança. A criança poderá passar pelo processo de avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar especializada (vide adiante), mas se não houver passado pelo processo de alfabetização o diagnóstico será apenas de uma “criança de risco”.Haverá sempre:
 dificuldades com a linguagem e escrita ;
 dificuldades em escrever;
 dificuldades com a ortografia;
 lentidão na aprendizagem da leitura;

Haverá muitas vezes :
 disgrafia (letra feia);
 discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada;
 dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização’;
 dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar seqüências de tarefas complexas;
 dificuldades para compreender textos escritos;
 dificuldades em aprender uma segunda língua.

Haverá às vezes:
 dificuldades com a linguagem falada;
 dificuldade com a percepção espacial;
 confusão entre direita e esquerda.

Pré -Escola
Fique alerta se a criança apresentar alguns desses sintomas:
 Dispersão;
 Fraco desenvolvimento da atenção;
 Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem;
 Dificuldade em aprender rimas e canções;
 Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
 Dificuldade com quebra cabeça;
 Falta de interesse por livros impressos;

O fato de apresentar alguns desses sintomas não indica necessariamente que ela seja disléxica; há outros fatores a serem observados. Porém, com certeza, estaremos diante de um quadro que pede uma maior atenção e/ou estimulação.

Idade Escolar
Nesta fase, se a criança continua apresentando alguns ou vários dos sintomas a seguir, é necessário um diagnóstico e acompanhamento adequado, para que possa prosseguir seus estudos junto com os demais colegas e tenha menos prejuízo emocional:· Dificuldade na aquisição e automação da leitura e escrita;
 Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);
 Desatenção e dispersão;
 Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
 Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica,dança,etc.);
 Desorganização geral, podemos citar os constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais escolares;
 Confusão entre esquerda e direita;
 Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc…
 Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou sentenças longas e vagas;
 Dificuldade na memória de curto prazo, como instruções, recados, etc…
 Dificuldades em decorar seqüências, como meses do ano, alfabeto, tabuada, etc..
 Dificuldade na matemática e desenho geométrico;
 Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias)
 Troca de letras na escrita;
 Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua;
 Problemas de conduta como: depressão, timidez excessiva ou o ‘’palhaço’’ da turma;
 Bom desempenho em provas orais.

Se nessa fase a criança não for acompanhada adequadamente, os sintomas persistirão e irão permear a fase adulta, com possíveis prejuízos emocionais e conseqüentemente sociais e profissionais.

Adultos
Se não teve um acompanhamento adequado na fase escolar ou pré-escolar, o adulto disléxico ainda apresentará dificuldades;
 Continuada dificuldade na leitura e escrita;
 Memória imediata prejudicada;
 Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua;
 Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia);
 Dificuldade com direita e esquerda;
 Dificuldade em organização;
 Aspectos afetivos emocionais prejudicados, trazendo como conseqüência: depressão, ansiedade, baixa auto estima e algumas vezes o ingresso para as drogas e o álcool.

 

DIAGNÓSTICO
Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes de um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, não confirmam a dislexia. E não pára por aí, os mesmos sintomas podem indicar outras situações, como lesões, síndromes e etc.Então, como diagnosticar a dislexia?

Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve se procurar ajuda especializada.

Uma equipe multidisciplinar, formada por Psicólogos, Fonoaudiólogos e Psicopedagogos deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme o caso.

A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia. É o que chamamos de AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR e de EXCLUSÃO.

Outros fatores deverão ser descartados, como déficit intelectual, disfunções ou deficiências auditivas e visuais, lesões cerebrais (congênitas e adquiridas), desordens afetivas anteriores ao processo de fracasso escolar (com constantes fracassos escolares o disléxico irá apresentar prejuízos emocionais, mas estes são conseqüências, não causa da dislexia).

Neste processo ainda é muito importante:

Tomar o parecer da escola, dos pais e levantar o histórico familiar e de evolução do paciente.

Essa avaliação não só identifica as causas das dificuldades apresentadas, assim como permite um encaminhamento adequado a cada caso, por meio de um relatório por escrito.

Sendo diagnosticada a dislexia, o encaminhamento orienta o acompanhamento consoante às particularidades de cada caso, o que permite que este seja mais eficaz e mais proveitoso, pois o profissional que assumir o caso não precisará de um tempo, para identificação do problema, bem como terá ainda acesso a pareceres importantes.

Conhecendo as causas das dificuldades, o potencial e as individualidades do indivíduo, o profissional pode utilizar a linha que achar mais conveniente.

Os resultados irão aparecer de forma consistente e progressiva. Ao contrário do que muitos pensam, o disléxico sempre contorna suas dificuldades, encontrando seu caminho. Ele responde bem a situações que possam ser associadas a vivências concretas e aos múltiplos sentidos. O disléxico também tem sua própria lógica, sendo muito importante o bom entrosamento entre profissional e paciente.

Outro passo importante a ser dado é definir um programa em etapas e somente passar para a seguinte após confirmar que a anterior foi devidamente absorvida, sempre retomando as etapas anteriores. Ë o que chamamos de sistema MULTISSENSORIAL e CUMULATIVO.

Também é de extrema importância haver uma boa troca de informações, experiências e até sintonia dos procedimentos executados, entre profissional, escola e família.

Lembre-se que a ABD é seu ponto de apoio.


Atendimento Sócio-Econômico

“A ABD cumprindo os objetivos do Estatuto Social na condição de organização não governamental atende gratuitamente pessoas com sinais de dislexia, que comprovem ausência de recursos para custear a avaliação multidisciplinar. Desta forma elaborou norma para aperfeiçoar o atendimento das pessoas desta classe sócio-econômica.”
  • Serão atendidos conforme as normas do CTAS – Centro de Triagem e Assistencia Social somente:
    – Alunos da Rede Pública de Ensino da capital e grande São Paulo.
    – Com idade entre 6 e 18 anos,
    – Que estejam cursando o Ensino Fundamental e Ensino Médio,
    – Que comprovem situação de ausência de recursos.

    Os pais ou responsáveis devem comparecer à ABD às terças-feiras das 8h às 12h.

    Apresentando os seguintes documentos :
    1- Encaminhamento da Escola, feito em papel timbrado oficial, assinado e carimbado pela Coordenação Escolar, relatando sumariamente o motivo do encaminhamento.
    2- Comprovante de gastos mensais: contas de água, luz, aluguel, telefones fixo e celular.
    3- Comprovante de renda, holerite ou declaração com o valor recebido mensalmente.
    4- Xerox do ultimo registro da carteira de trabalho
    5- Xerox dos documentos dos pais
    5- Xerox do documento da criança
    6- Xerox do Exame do pezinho
    7- Telefones de contato

    Esta documentação será analisada pelo CASP – Centro de Atendimento Social e Pesquisa da ABD. Após análise, o responsável pelo menor será comunicado da aprovação ou não.

    Informamos que há fila de espera para este atendimento.

2 Responses to “Dislexia – Definição, Sinais e Avaliação”

  1. Leonardo disse:

    Muito boa a postagem, exelente informação.

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