Home » CONSULTORIA

CONSULTORIA

A Psicopedagogia Institucional é uma atividade relativamente nova. Essa atividade nasce por meio  de uma proposta  de interdisciplinaridade, ou seja, surge no diálogo entre disciplinas que transpõem o espaço  da subjetividade e de um indivíduo que busca delinear com clareza os sujeitos e as disciplinas. Não cabe a ela propor atividades e treinamentos para indivíduos com problemas de aprendizagem e comportamento baseados em teorias  comportamentais, como sugere a  Psicologia Educacional. Nem mesmo, definir métodos, técnicas e estratégias de ensino como  propõe  a Pedagogia, mas cabe à Psicopedagogia ocupar um lugar que está na inter-relação do ato de ensinar e de aprender.
É auxiliando na identificação dos problemas  no processo de aprender,  é  lidando com as dificuldades de aprendizagem com instrumentos e técnicas  específicas por meio da articulação de várias áreas, que o psicopedagogo interfere na aprendizagem. Toda queixa constitui um sintoma, a função da Psicopedagogia  Institucional  é investigar a queixa.
Entretanto, para tal fim,  é necessário trabalhar com  a pessoa  do profissional que atua  com indivíduos que não estão conseguindo aprender ou ainda que mesmo diante do fato de estarem  se  profissionalizando não se reconhecem como futuros profissionais nas respectivas  áreas de atuação. A atuação do Psicopedagogo não se restringe desta maneira,  a análise de  grades curriculares e planejamento de ensino. Ele irá trabalhar com  a pessoa do profissional em ativa relação com o seu saber adquirido no decorrer da sua vida, dando significado a sua prática.

DIRETRIZES: Fundamentando-se na Psicopedagogia.

  • Orientar e apoiar as instituições no processo de investigação e inovação de sua prática acadêmica, buscando soluções para as problemáticas apresentadas.
  • Assessorar na elaboração e prática de Projetos Políticos Pedagógicos (PPI), Regimentos, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), Avaliação Institucional, entre outras ferramentas para Gestão Institucional.
  • Atuar na capacitação de profissionais no segmento educacional.
  • Atuar no processo de aprendizagens, buscando soluções e oferecendo respostas às necessidades de nossos clientes, relacionadas ao aprendizado e ensinagem.
  • Promover práticas de responsabilidades educacionais e sociais.
  • Proporcionar a organicidade entre vários segmentos da instituição, propiciando a interação de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
  • Incentivar o desenvolvimento e prática de novas fórmulas educacionais.
  • Investir no crescimento de equipes, docentes, gestores e pais de alunos com NEEs.
  • Oferecer Planejamento Estratégico e Situacional para a organização e realinhamento das ações institucionais.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:

  • Motivação da equipe no processo de capacitação e desenvolvimento pessoal e organizacional.
  • Otimização de recursos e interação com novas práticas pedagógicas.
  • Mudanças significativas e adaptações constantes.
  • Bem – estar e segurança na atuação de todos os envolvidos no processo de aprendizagem.

Psicopedagoga Mirian de Oliveira Brito.

ABPp 12588